Sefaz, Seduc e Receita Federal do Brasil divulgam o edital do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 na próxima sexta (27)

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Receita Federal do Brasil (RFB), realizam, na próxima quinta-feira (27), o lançamento do Edital do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025. Destinado a alunos e escolas da rede pública estadual de ensino, o prêmio visa promover a conscientização fiscal entre os estudantes e incentivar práticas de cidadania relacionadas ao uso responsável dos recursos públicos.

O concurso abrange alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, sendo dividido em duas categorias: Projetos e Redações.

Na categoria Projetos, escolas públicas do estado poderão submeter iniciativas voltadas para temas de Educação Fiscal, como a importância dos tributos, a aplicação dos recursos públicos, o controle social, a prevenção da sonegação fiscal, entre outros temas.

Já na categoria Redações, apenas estudantes do Ensino Médio, orientados por professores, poderão apresentar textos dissertativo-argumentativos, cujo tema é: “Educação Fiscal: uma questão de cidadania”.

O objetivo do Prêmio Estadual de Educação Fiscal é valorizar ações que incentivem a discussão sobre a função social dos tributos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de escrita e argumentação dos alunos. A premiação também busca ampliar o entendimento da sociedade sobre a importância da fiscalização e o uso transparente do dinheiro público.

O concurso é coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE-PI), formado por membros da Sefaz, Seduc e da Receita Federal, e será realizado em todas as regiões do Piauí. As inscrições estarão disponíveis também a partir do dia 27 de fevereiro.

Notícias Relacionadas