Sefaz-PI é destaque no Encat pela eficiência em auditoria contábil

A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) é destaque no Encat pela eficiência em auditoria contábil, que permite coibir a sonegação fiscal.

Durante o encontro, os auditores fiscais da Sefaz-PI, Antônio Luiz Alves de Oliveira Junior e Ana Maria de Melo Avelar, apresentaram hoje, na segunda plenária do Encat, o tema “Auditoria Fisco-Contábil no Estado do Piauí: Novos Paradigmas e Sistema Próprio de Fiscalização”, com a participação do também auditor fiscal, Alexandre Medrado.

O trabalho realizado pelos auditores fiscais da Unidade de Fiscalização de Empresa (UNIFIS), com o apoio da Unidade de Tecnologia da Informação (UNITEC), foi bastante elogiado por representantes de outros Estados, sobretudo, pelos avanços conquistados nas auditorias contábeis, por meio da atualização da legislação tributária, implantação de malhas Fisco-Contábil e da implantação de um sistema de fiscalização mais eficiente, que garante mais recursos públicos para a sociedade.

“Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido pela Sefaz-PI, que potencializa o trabalho de outros auditores fiscais, portanto, serve de exemplo para outros fiscos estaduais”, afirma o Coordenador Adjunto do Encat, Ricardo Neves. 

Em apenas dois anos, o grupo de auditoria contábil da Sefaz-PI, formado por 7 auditores fiscais, conseguiu constituir créditos fiscais que totalizam R$ 185 milhões, buscando redução na omissão de receitas e ajudando a combater a sonegação fiscal.

A Superintendente da Receita Estadual do Piauí, Graça Moreira Ramos, disse que a gestão vai fortalecer esse trabalho do grupo de auditoria contábil. 

“O resultado desse grupo de trabalho é muito eficiente, aprimora a nossa fiscalização. E a gestão da Sefaz quer continuar apoiando esse grupo de auditoria contábil, inclusive aumentando o número de auditores fiscais, que tem dado resultado e estimula outros colegas”, comenta  Graça Ramos.

Na ocasião, o diretor da UNIFIS, Edson Marques, agradeceu ao empenho de toda equipe pelo trabalho realizado, sendo esta composta pelos auditores fiscais Ana Maria Avelar, Antônio luiz Oliveira Júnior, Alexandre Medrado, Bruno Comassetto, Tássio Herbert Bitu, Norival Pereira Neto e Weslei Santana Santos.

Sefaz Piauí também aborda a Consolidação Nacional das Informações da Declaração de Informações de Meios de Pagamentos (DIMP)

A Sefaz-PI também apresentou outra temática durante a segunda plenária e terceiro dia de encontro, sobre a Consolidação Nacional das Informações da Declaração de Informações de Meios de Pagamentos (DIMP), apresentação feita pelo auditor fiscal Lauro Marcello Triani Gonzaga da Silva.

No encerramento, a Superintendente da Receita, Graça Moreira Ramos, agradeceu a presença de todos, em nome do Secretário Emílio Júnior. “A nossa cooperação nas reuniões do Encat é essencial para enfrentarmos os desafios com as mudanças que virão por conta da Reforma Tributária. Só tenho a agradecer a todos os participantes”, enfatiza a superintendente.

E o Coordenador Geral do Encat, Luiz Dias Neves, agradeceu o Estado do Piauí pela receptividade, em especial à equipe de organização do evento, da Sefaz-PI.

Outros temas foram abordados durante a segunda plenária e terceiro dia do Encat, realizado no Piauí: Monitoramento Inteligente de Cargas em Trânsito: Impactos do Sistema de Registro de Passagens (SRP) na Eficiência da Fiscalização Tributária, com Domício Martiniano e Ricardo Dantas – SEFAZ PE; Operações com cripto moedas e a Fiscalização, com Bruno Aguilar – SEFAZ ES; Estratégias Avançadas de Combate às Fraudes Fiscais e Empresas Noteiras na Central de Operações Estaduais, com Raphaella Salgado – SEFAZ PE

As apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs) também discutiram os seguintes temas: GTs Documentos Fiscais IBS/CBS, com Vinícius de Freitas (RS) e Antônio Godói (GO); GT Auditoria Fisco Contábil: Sistema de Seleção Contábil, com Alexandra Vieira – SEFAZ AL, Simone – SEFAZ MG e Layse – SEFAZ ES.

Ao final do encontro, os participantes foram convidados para o próximo Encat, que será realizado no final do mês de agosto, no Maranhão, na cidade de Barreirinha

Notícias Relacionadas