Sefaz-PI atualiza Planejamento Estratégico 2023-2026 diante de novo cenário nacional

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) está revisando seu Planejamento Estratégico 2023-2026. Apesar de o documento ainda ter validade até o final de 2026, o novo contexto nacional — marcado especialmente pelo avanço da Reforma Tributária — tornou necessária uma atualização das estratégias e dos objetivos e resultados esperados para o restante do período.

Dois anos após o início da vigência do plano, o cenário econômico e institucional do País passou por transformações significativas, exigindo uma resposta rápida e coordenada da Sefaz-PI. Um dos principais fatores de impacto é a própria Reforma Tributária, que, apesar de já estar em debate durante a elaboração do planejamento inicial, ainda gerava incertezas sobre como seria a sua implementação. Hoje, com o avanço da medida e a criação do Comitê Gestor, a adequação das estratégias da secretaria tornou-se necessária.

Em reunião realizada nesta terça-feira (15), o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, e os superintendentes da Sefaz-PI discutiram os ajustes necessários. “A reunião de hoje foi para atualizar nossos objetivos e os resultados esperados para os próximos dois anos. O próximo passo é dialogar com todas as áreas da secretaria, refinar esse material e, nas próximas semanas, apresentar um novo planejamento estratégico, alinhado aos desafios e metas do governo”, afirmou o secretário.

Entre os principais pontos que serão reforçados no novo documento estão o compromisso com a transparência fiscal, o fortalecimento da gestão pública, a melhoria na relação com os contribuintes, o equilíbrio das contas estaduais e o avanço em políticas de inovação e transformação digital.

Além de revisar metas e diretrizes gerais, o novo planejamento também detalhará os objetivos específicos de cada área da Sefaz-PI. A proposta é garantir, ao final da gestão, uma avaliação mais precisa do que foi alcançado, com base em dados concretos, possibilitando identificar acertos e oportunidades de melhoria. Outro destaque da atualização é o estímulo ao engajamento interno, com incentivo à colaboração entre setores e ao monitoramento contínuo das ações.

O documento revisado está previsto para ser finalizado e publicado em maio deste ano. A apresentação oficial será feita de forma online. “O secretário vai acessar a plataforma, apresentar e discutir todas as mudanças, metas e resultados esperados, de forma totalmente virtual. Será também uma oportunidade para revisitar as ações dos dois primeiros anos de planejamento e mostrar o que será diferente nos próximos dois anos”, explicou o diretor de Inovação e Gestão da Sefaz-PI, Antonio Emanuel Ribeiro.

Notícias Relacionadas