Sefaz lança agendamento online para facilitar atendimento presencial nas agências

A partir desta quarta-feira (16), o contribuinte já pode fazer o agendamento por meio no próprio site da Fazenda estadual. O objetivo é reduzir filas nas agências da capital e interior, tornando o atendimento mais ágil e eficaz. E visa ainda otimizar o trabalho do servidor.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Unidade de Atendimento (UNICAT), disponibiliza, a partir desta quarta-feira (16-04), o sistema online para agendamento do atendimento presencial nas agências de atendimento da capita e do interior, visando reduzir filas de espera e melhorar o atendimento aos contribuintes do Estado.

“Vamos lançar mais uma novidade para o contribuinte, que é o agendamento virtual do atendimento presencial. Dessa forma, o contribuinte não precisará mais ficar em fila de espera porque poderá fazer o agendamento presencial por meio do próprio site da Sefaz. A medida beneficia o contribuinte, pois o servidor estará esperando por ele, no dia e hora marcados, para fazer esse pronto atendimento. E também facilita para o servidor, que já será direcionado quanto ao tipo de demanda do contribuinte, tornando esse atendimento mais ágil”, comenta o diretor da UNICAT, Paulo Roberto Holanda Monteiro.

O contribuinte vai poder solicitar o agendamento na plataforma de atendimento online da SEFAZ (https://portal-atendimento.sefaz.pi.gov.br/,) e se dirigir à agência desejada, na data e horário previamente marcados.

Segundo o coordenador de Atendimento da Sefaz-PI, Wagno Linhares, além do agendamento prévio, o contribuinte ainda poder remarcar a data desse agendamento, caso ocorra algum imprevisto. E ainda terá a oportunidade de avaliar o atendimento da Sefaz. “É importante esse retorno porque ajuda a Sefaz a melhorar cada vez mais o atendimento para o cidadão”, comenta Wagno Linhares.

Ele explica ainda que os servidores das agências e os coordenadores das regionais de atendimento da Sefaz-PI já passaram pelo treinamento para implantação e operacionalização do novo sistema, objetivando dar um retorno mais célere para quem precisar do atendimento.

Vale ressaltar que pelo novo sistema, ao agendar a sua ida à uma agência, o contribuinte poderá tirar dúvidas sobre qualquer serviço oferecido pela Sefaz-PI, a exemplo de dúvidas relacionadas aos impostos estaduais, como IPVA, ICMS e ITCMD, além de também poder se informar a respeito da emissão de declarações e certidões negativas.  

O contribuinte vai poder solicitar o agendamento na plataforma de atendimento online da SEFAZ (https://portal-atendimento.sefaz.pi.gov.br/,) e se dirigir à agência desejada, na data e horário previamente marcados.

Segundo o coordenador de Atendimento da Sefaz-PI, Wagno Linhares, além do agendamento prévio, o contribuinte ainda poder remarcar a data desse agendamento, caso ocorra algum imprevisto. E ainda terá a oportunidade de avaliar o atendimento da Sefaz. “É importante esse retorno porque ajuda a Sefaz a melhorar cada vez mais o atendimento para o cidadão”, comenta Wagno Linhares.

Ele explica ainda que os servidores das agências e os coordenadores das regionais de atendimento da Sefaz-PI já passaram pelo treinamento para implantação e operacionalização do novo sistema, objetivando dar um retorno mais célere para quem precisar do atendimento.

Vale ressaltar que pelo novo sistema, ao agendar a sua ida à uma agência, o contribuinte poderá tirar dúvidas sobre qualquer serviço oferecido pela Sefaz-PI, a exemplo de dúvidas relacionadas aos impostos estaduais, como IPVA, ICMS e ITCMD, além de também poder se informar a respeito da emissão de declarações e certidões negativas.  

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