Servidores da Sefaz participam de treinamento em IA, por meio do CapacitIA

Servidores da Secretaria Estadual da Fazenda participaram da quinta turma do CapacitIA, que é um programa do Governo do Piauí que capacita servidores estaduais no uso de inteligência artificial para modernizar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos à população.

A iniciativa é liderada pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e a Secretaria de Administração (SEAD), por meio da Escola de Governo (Egepi).

Para o diretor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (UNIGDP) da Sefaz, Felipe Leal Souza, o curso não só desenvolve habilidades individuais, mas também promove a modernização e fortalecimento da instituição pública, melhorando a capacidade de atendimento ao público e adaptabilidade às novas dinâmicas do ambiente de trabalho

“O treinamento em Inteligência Artificial é essencial, pois capacita os participantes a compreenderem e implementarem as tecnologias mais avançadas de IA, mantendo-os alinhados com as tendências que têm o potencial de revolucionar as práticas laborais. O domínio da IA pode contribuir significativamente para uma gestão de recursos humanos mais eficiente, melhorando a cultura organizacional e elevando a satisfação dos colaboradores. Esses avanços se refletem na qualidade dos serviços prestados ao público”, afirma o diretor da Sefaz.  

Segundo a Gerente da Unidade de Tecnologia da Informação (UNITEC), Silvania Ferreira Lima, que também participou da 5° Edição do Curso Inteligência Artificial Aplicada para Secretarias de Governo do Estado do Piauí, essa experiência foi muito interessante. A servidora parabenizou a SIA pela iniciativa, ressaltando que é um tema atual e de grande impacto na sua produtividade.

“O curso demonstra, com muita eficiência, como a IA pode facilitar meu trabalho, trazendo mais produtividade, assertividade e eficiência. Apesar de trabalhar com TI e já utilizar a IA na minha rotina, vi que estava utilizando muito pouco diante do que a IA oferece. O curso teve muitas práticas, tornando-o mais interessante. Com certeza, irei incentivar a utilização da IA para todos os colaboradores da minha equipe”, garante Silvana.

O gerente regional da Sefaz em Teresina (3ª Gerat), Irã Pimentel, também destaca que o curso é muito importante, considerando, principalmente, as constantes transformações digitais que a Sefaz está passando, no que se diz respeito aos processos eletrônicos, em relação ao uso de chatbot e outros avanços na área de atendimento, a exemplo da Teresa e do SAC. “Tivemos a oportunidade de adquirir vários conhecimentos e tirar dúvidas, inclusive sobre novas ferramentas que podemos utilizar por meio da Inteligência Artificial. Isso ajuda a aperfeiçoar esse domínio em relação à Inteligência Artificial, contribuindo para evoluirmos nessa questão de transformação digital, inclusive no ambiente do trabalho”, afirma Irã Pimentel.      

E o coordenador da Unidade de Atendimento da Sefaz (Unicat), Wagno Linhares, também ressalta que o aprendizado adquirido por meio do curso permite agilizar muitas tarefas do dia a dia no ambiente de trabalho. “Aprendemos, por exemplo, como poder construir apresentações, gerenciar o fluxo de trabalho, resumir texto, dentre outras funcionalidades, com a ajuda da Inteligência Artificial. E descobrimos ainda como obter mais informações por meio do chatbot da IA, que disponibiliza uma série de aplicabilidades que a gente desconhecia antes do curso”, comenta Wagno Linhares.   

Além dos servidores da Sefaz, também participaram desse treinamento de uma semana, que concluído na última sexta-feira (31-02), os servidores da Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres). Na ocasião, eles desenvolvendo projetos práticos, baseados em inteligência artificial, visando aprimorar suas rotinas de trabalho.

Notícias Relacionadas