SEFAZ-PI participa de ação nacional de doação solidária de mercadorias apreendidas promovida pela Receita Federal
A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) participou, nesta sexta-feira (11), da Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, evento promovido pela Receita Federal do Brasil, no prédio do Ministério da Fazenda. A iniciativa integra o Programa Receita Cidadã, que busca dar um destino sustentável e social às mercadorias apreendidas em operações fiscais por todo o país.
Durante o evento, foram contempladas quatro instituições de ensino, nove órgãos públicos, uma entidade filantrópica e um conselho regional, totalizando 15 beneficiados.
Representando a SEFAZ-PI, o superintendente de Gestão, Cristovam Cruz, destacou a importância da ação. “Estamos representando a Secretaria de Fazenda nesse dia muito importante para a Receita Federal, que é o Dia D de doações e destinações de mercadorias apreendidas. É um enorme prazer participar, pois alguns desses bens serão utilizados diretamente no Programa de Educação Fiscal”, pontuou.
O Programa Receita Cidadã transforma produtos de origem irregular, como TV box , bebidas alcoólicas e eletrônicos, em materiais úteis para a sociedade. Os TV boxes, por exemplo, são convertidos em computadores; bebidas, como whisky e vinho, são transformadas em álcool em gel e geleia de uva, respectivamente.
“É muito bonito esse trabalho da Receita Federal, porque ela pega produtos que resultaram de evasão fiscal e os coloca a serviço da educação fiscal. Assim, contribui para formar uma cultura de consciência tributária, de pagamento de impostos e de equilíbrio das contas públicas”, comentou o superintendente de Administração Financeira, Logística e Tecnologia da SEFAZ-PI, Ricardo Pires.
Por meio da Escola Fazendária, a SEFAZ destinou os equipamentos recebidos para premiar alunos e professores participantes do Concurso Estadual de Educação Fiscal. A premiação será entregue a estudantes autores de redações e a projetos escolares que se destacarem na promoção da educação tributária e fiscal no estado.
“Esses prêmios serão distribuídos como reconhecimento no Concurso Estadual de Educação Fiscal. Serão destinados a alunos, escolas e também serão utilizados no ciclo de palestras promovido em todo o Piauí, onde explicamos a importância dos tributos e seu retorno à sociedade por meio de serviços, como saúde, educação e infraestrutura”, explicou a Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da SEFAZ, Domiciana Camargo.
A participação da SEFAZ-PI reforça o compromisso da gestão estadual com a valorização da cidadania fiscal e o uso consciente dos recursos públicos, promovendo ações que transformam irregularidades em oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.