SEFAZ E SASC debatem formas de combater o racismo

Aconteceu, na manhã de hoje (25), na Secretaria da Fazenda, uma palestra sobre consciência antirracista. O evento, realizado no auditório da Escola Fazendária, foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC). A palestra objetivou corrigir os efeitos ainda existentes na descriminação praticada no passado, e assim promover o enfrentamento do racismo institucional.

Os palestrantes abordaram desde o enraizamento histórico do preconceito racial até a maneira de como as práticas ainda repercutem na atualidade, e dentro das instituições.

O Diretor de Promoção de Igualdade Social da SASC, José da Cruz, comenta sobre a importância do evento: “Essa é uma ação de enfrentamento ao racismo institucional, já que para o governo, pelas estatísticas e pela história, as instituições e o próprio estado cometem o racismo institucional. Ou seja, nas suas ações ou normas ele exclui a população negra da sua cidadania. E nessa palestra, trazemos esse tema para debate e mudanças de normas e para que instituições e secretarias possam se reformular”, explica o diretor.

Para a secretária da Superintendência de Gestão (SUGEST), Cristiane Dias, esse tipo de palestra é muito importante para melhorar a relação no ambiente de trabalho e com as pessoas que convivemos. “Esse tipo de palestra pode nos ajudar a melhorar a relação com as pessoas, não só em relação aquelas que atendemos no dia a dia mas também ao tratamento em relação aos colegas de trabalho”, afirma Cristiane, que gostou da palestra.

Notícias Relacionadas