Secretaria da Fazenda marca presença na Exposoja 2025 com posto móvel de atendimento
A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI) está presente na Exposoja 2025 com um posto móvel de atendimento, instalado no Parque de Exposições, no distrito de Nova Santa Rosa. A estrutura funciona como um canal direto com os contribuintes e participantes da feira, oferecendo orientações sobre a aplicação do ICMS no setor agropecuário, aproveitamento de crédito tributário, emissão de documentos fiscais e demais dúvidas relacionadas à atividade econômica do agronegócio.
Com início, ontem, dia 6 e com programação até 9 de maio, a Exposoja é um dos maiores eventos do agronegócio no Piauí, reunindo agricultores, pecuaristas, fornecedores, empresários, investidores, pesquisadores e instituições públicas e privadas. A feira se consolida como uma vitrine de inovações tecnológicas voltadas à produção agrícola e também como um espaço estratégico para debates sobre o presente e o futuro do setor.
Este ano, o evento tem como tema “Conectividade e Inovação”, destacando a importância da tecnologia e da integração entre diferentes atores do setor agropecuário. A Secretaria da Fazenda reforça, com sua presença, o papel de apoio técnico, orientação fiscal e incentivo a investimentos sustentáveis no campo.
Nossa presença na nesse evento reforça o compromisso da Secretaria da Fazenda em estar próxima do produtor rural, oferecendo orientação e esclarecendo dúvidas diretamente no campo. É uma oportunidade de mostrar que a SEFAZ não é apenas um órgão de arrecadação, mas também de apoio, incentivo e parceria com quem movimenta a economia do nosso estado.”, externou o Coordenador de Fiscalização Itinerante da SEFAZ, Cleiton de Oliveira.
Além de facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, o posto móvel também fortalece o relacionamento entre o Fisco estadual e o setor produtivo, estimulando boas práticas e contribuindo para o desenvolvimento regional.
Outro destaque importante é que o Governo do Estado do Piauí, por meio do Decreto Nº 79/2025, autorizou que produtores rurais que realizarem compras de itens listados no decreto durante toda a XVI Exposoja possam utilizar o Crédito Rural para abater o valor do ICMS. O documento, assinado pelo governador Rafael Fonteles, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de abril.
A Exposoja também se destaca por seu impacto econômico, movimentando o comércio local, gerando oportunidades de negócio e promovendo novas parcerias entre o setor privado e o poder público.