Secretaria da Fazenda lança funcionalidade para solicitação de pagamentos no SIAFE-PI

A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí, por meio da UNIGEF (Unidade de Gestão Financeira/Tesouro Estadual), apresentou uma nova funcionalidade para otimizar e modernizar a solicitação de pagamentos por parte das Unidades Gestoras (UGs).
A inovadora sistemática, desenvolvida sob a liderança do Coordenador de Tesouraria, Rafael de Andrade e Silva Campelo, foi criada dentro do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (SIAFE-PI), promovendo maior eficiência, fluidez e transparência no processo de liberação de cotas financeiras para o custeio das UGs.
A nova funcionalidade dispensa a necessidade de abertura de chamados via Sysaid, uma vez que está totalmente conectada ao sistema de pagamentos do Estado, facilitando a solicitação das UGs e desburocratizando e tornando mais ágil esse processo. Além disso, a ferramenta proporciona o monitoramento em tempo real das solicitações de todas as UGs, permitindo a SEFAZ administre os pedidos em um só ambiente de forma organizada e padronizada.
Além disso, as UGs também poderão acompanhar o status de suas solicitações obtendo visão clara sobre o fluxo de suas liberações financeiras. “Esse controle será de grande importância para a gestão do fluxo de caixa do Piauí, fornecendo dados fundamentais para o acompanhamento e a tomada de decisões”, afirma Rafael Campelo.
A apresentação e aprovação do projeto ocorreu no último dia 7 de fevereiro, em uma reunião com o Secretário de Fazenda. Na ocasião, foram discutidos detalhes sobre a funcionalidade e as etapas de implementação.
A implantação das configurações necessárias no SIAFE-PI está prevista para ser concluída ainda em fevereiro, com disponibilização gradual da funcionalidade a partir de março para as UGs, após realização do piloto com a Unidade Gestora da SEFAZ e de treinamento para todas as Unidades Gestoras, em que a funcionalidade será apresentada e serão dadas orientações sobre como realizar as solicitações e os principais pontos serão esclarecidos.
“Com essa iniciativa, a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí busca não apenas aprimorar a gestão financeira, mas também garantir maior eficiência e transparência no uso dos recursos públicos, contribuindo para uma administração pública mais moderna e ágil”, comenta o Coordenador de Tesouraria, Rafael de Andrade e Silva Campelo.