Governador participa do encerramento da 62ª reunião da COGEF
O Governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (29), do último dia de realização da 62ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) no Piauí. Na ocasião, ele reforçou a importância do Estado sediar, durante três dias, um evento importante como a COGEF, que reúne representantes de 26 unidades federativas do Brasil com o objetivo de promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal.

“Reconheço a importância de reuniões como essa da COGEF, que promovem a integração, o compartilhamento de experiências e defendem o interesse dos fiscos estaduais. E eu como, ex-secretário de fazenda, valorizo a disponibilidade dos gestores fazendários de todas as 26 unidades federativas aqui presentes, pois são eles que contribuem para o avanço das políticas públicas necessárias para a sociedade”, afirma o governador Rafael Fonteles.
Rafael já foi secretário da Fazenda do Piauí (2015 a 2022) e presidiu o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ) por dois mandatos, de 2019 a 2022. Esse comitê tem como missão promover a integração e a articulação entre as fazendas públicas estaduais, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das respectivas unidades federativas.
Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual foi recebido pelo Secretário da Fazenda, Emílio Júnior, pelo Superintendente de Gestão, Cristovam Cruz e o presidente nacional da COGEF, Eli Sòsinho.

Também participaram do evento, a consultora do BID e especialista em Gestão Fiscal, Renata Café, o vice-presidente da COGEF, Marconi Brasil, o Coordenador Geral de Programa e Projetos de Cooperação da Diretoria de Gestão Estratégica Executiva do Ministério da Fazenda, Luiz Palmeira, a vice-presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), Célia Carvalho, o Secretário Executivo da COGEF, Henning Von Rautenfeld. A além dos representantes da Sefaz-PI, sendo estes, o Superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Cristovam Cruz, que também é coordenador da Unidade de Coordenação de Projeto (UCP) do PROFISCO no Piauí, além dos Superintendentes da Sefaz, Graça Moreira Ramos (Receita Estadual) e Ricardo Pires (Administração Financeira, Logística e Tecnologia)