Governo do Piauí e El Salvador trocam experiencias sobre inteligência cognitiva
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-PI), participou nesta quinta-feira (27) de um webinar com a vice-secretaria da Fazenda de El Salvador. O objetivo da reunião foi trocar experiências entre os dois países sobre inteligência cognitiva. O Piauí vem servindo de modelo desde que criou a atendente virtual “Teresa” para ajudar o contribuinte a resolver suas demandas de forma mais rápida e 24 horas por dia.
O aplicativo foi disponibilizado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A inteligência artificial começou a ser usada pelo Governo do Piauí para que o atendimento à população fosse feito de forma mais ágil e agora vem sendo ainda mais utilizada para que o contribuinte não deixe de ser atendido com eficiência, mesmo com a pandemia.

Participaram do webinar pela secretaria de Fazenda do Piauí, o superintendente da Receita Estadual do Piauí, Emilio Junior; e o coordenador de atendimento da Sefaz, Wagno Linhares. Por El Salvador, Ruben Ordoñez, diretor-geral de Impostos Internos de El Salvador; Víctor Guirola, coordenador do Programa de Fortalecimento do BID; Carmen Hernández de Mancía, Chefe da Divisão de Registro e Assistência Fiscal de El Salvador; Daniel Brusa, Assessor técnico do BID, além de Oscar Alberto, da tecnologia e impostos internos.
O diretor-geral de Impostos Internos de El Salvador, Ruben Ordoñez, agradeceu a oportunidade de trocar experiências com o Piauí.
“Agradeço ao Emilio por ter tornado possível essa reunião em um momento importante para administração tributária de El Salvador. Estamos passando por um momento complicado e precisamos compartilhar ferramentas para se comunicar e ter acesso de casa nesses tempos, por isso é bom ter aliados estratégicos como o estado do Piauí. Estávamos atrasados com relação a experiências e poderemos captar conhecimentos para nós. Um agradecimento especial ao BID, sem ele não seria possível”, afirmou Ordoñez.

Para o superintendente da Receita Estadual do Piauí, Emilio Junior, o BID sempre tem apoiado as administrações tributárias. “Principalmente no Piauí. Essa luta de tentar fazer melhorar a administração tributária é uma luta muito árdua. O Piauí tem várias ferramentas que tem buscado utilizar a automação. É algo que nós ainda estamos apreendendo o caminho, mas é algo que a gente já avançou muito. Com a inteligência cognitiva você consegue atender dúvidas 24h por dia. A gente coloca o Piauí à disposição de El Salvador para a troca de experiências. No que pudermos ajudar estamos disponíveis, além de aprender”, declarou.
Wagno Linhares explicou durante a reunião todo o processo de criação da Teresa e sua operacionalidade junto ao contribuinte.
O aplicativo Teresa está disponível 24 horas por dia para atender aos contribuintes, inclusive aos finais de semana e feriados, com o objetivo de facilitar essa interação com o contribuinte. Essa ferramenta serve de apoio ao serviço de atendimento “Fale com a Sefaz” (https://portal.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/)e já está disponível para android e IOS.
“Ficamos felizes em poder passar um pouco da nossa inteligência cognitiva. É uma experiência inovadora. O Piauí resolveu partir na frente com essa iniciativa, pois sabemos que todo mundo vai terminar por adquirir essa ferramenta. Estamos buscando agregar experiência. Temos muito a melhorar, mas já partimos na frente”, disse Wagno.
“O BID fica muito satisfeito em participar dessa troca de experiencias entre países”, disse Mônica Calijuri, do BID.

A Teresa
O nome da atendente virtual é em homenagem a Teresina, cujo nome foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital do Piauí fosse transferida para Teresina.