Atendente virtual da Sefaz tira dúvidas de contribuintes durante isolamento
Por conta da recomendação do governo do Piauí para que todos fiquem em casa como forma de evitar a propagação do novo coronavírus, os contribuintes que precisam dos serviços da Secretaria de Fazenda do Piauí têm uma alternativa para solucionar algumas demandas. A atendente virtual da Sefaz, a Teresa, já está em operação e, mesmo em fase de aprendizagem, pode ajudar muito nesse momento de isolamento social.

Ao acessar o endereço https://portal.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/ e clicar no banner com a imagem da Teresa, o usuário poderá tirar dúvidas e ter atendimento sobre os seguintes serviços:
- Como solicitar autorização para emitir EFD?
- Como solicitar autorização de NF-e?
- Como solicitar autorização de BP-e?
- Pode consultar uma nota fiscal avulsa eletrônica para mim?
- Gostaria de consultar um pagamento de DAR.
- Favor consultar recibo da DIEF
- Quero o comprovante de recebimento da GIA-ST
- Como consultar minha declaração de ITCMD?
- Pode me ajudar na emissão de uma Certidão de Situação Fiscal Tributária – CSFT?
- Gostaria de saber sobre meu processo.
- Quero consultar o andamento de um processo de baixa de uma empresa.
- Como saber sobre meu pedido isenção de taxa?
- IPVA
- Nota Piauiense

A Teresa está disponível 24 horas por dia e em todos os dias da semana. O que ela não conseguir responder, a recomendação é que o contribuinte acesse o Fale com a Sefaz, outro serviço online de atendimento.
“O uso de inteligência artificial nas empresas e órgãos públicos é cada vez mais comum, uma vez que ajuda a conhecer as necessidades dos clientes e cidadãos/contribuintes, otimizando os resultados da gestão pública e privada”, afirma o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.
A Teresa
O nome da atendente virtual é em homenagem a Teresina, cujo nome foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital do Piauí fosse transferida para Teresina.